Tribalwars-Madagascar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hierarquia militar

Ir para baixo

Hierarquia militar  Empty Hierarquia militar

Mensagem  pfkovalski Dom Set 04, 2011 2:11 am

Tipos de Hierarquia

O tipo de hierarquia pode ser:

· Despótica – exige obediência cega e tem o poder de punir qualquer insubordinação, de subordinados de qualquer graduação, com a morte, ou coisa pior. Pode enviar um subordinado para a morte certa e seu poder só é limitado por ordens de seus superiores e pelo respeito aos dogmas de sua organização. Os subordinados não podem abandonar a organização sem autorização (muito raramente concedida, ou mesmo nunca). Encontrada em impérios despóticos, seitas fanáticas e estados totalitários.

· Autoritária – exige obediência sem discussão, mas deve certa consideração aos subordinados (ao menos os de maior mérito, graduação ou status). As punições podem ser severas, mas devem ser compatíveis com as normas legais ou os costumes da organização. O superior pode convocar os subordinados a qualquer momento e impor deveres perigosos, mas em geral não a morte certa. Os subordinados só podem abandonar a organização com autorização (normalmente suspensas em situações de emergência). É o tipo de hierarquia normalmente encontrada em monarquias absolutas, ditaduras militares e na maioria dos exércitos modernos. Um personagem investido com esse tipo de autoridade tem um bônus de +1 em testes de Hierarquia.

· Burocrática – a autoridade deve ser exercida dentro da lei. As ordens legais devem ser obedecidas sem contestação, sempre que compatíveis com as funções e os horários de disponibilidade do subordinado. Punições administrativas não podem ir além da transferência para uma função indesejada ou humilhante ou, em casos limites, da expulsão ou demissão. Não se pode exigir deveres perigosos do subordinado, a menos que isso seja da natureza de sua função. Os subordinados podem abandonar a organização, se quiserem. É o tipo de hierarquia encontrada em empresas capitalistas e na maioria das burocracias estatais e religiosas modernas.

· Democrática – o superior deve ouvir seus subordinados sobre questões importantes e sua autoridade pode ser discutida. O subordinado pode questionar o superior sobre a legitimidade de suas ordens e, se tiver apoio da maioria de seus iguais, pode até conseguir seu impedimento ou deposição. Não se pode exigir deveres perigosos do subordinado, a menos que isso faça parte de sua função. Os subordinados podem abandonar a organização, se quiserem. Encontrada em algumas organizações não-governamentais, escolas progressistas, cooperativas e movimentos políticos ou religiosos radicalmente democráticos.

· Libertária – a autoridade é exercida apenas em situações definidas e com o apoio consensual dos temporariamente subordinados, dos quais, normalmente, também depende qualquer decisão quanto a punições sérias. Encontrada em organizações anarquistas e libertárias.

· Honorária – hierarquia puramente simbólica, como a de um oficial aposentado ou de um nobre em uma república.

Um superior com poderes despóticos tem um bônus de +2 quando lida de forma informal com subordinados sujeitos à mesma organização; com poderes autoritários, bônus de +1 - e, na construção dos personagens, seus graus são tratados como se estivessem esses patamares. O Mestre pode exigir testes de Liderança apenas em situações extremas – um resultado exato significa obediência de má vontade, uma falha por um grau ou mais significa motim.

Em uma superior burocrático, o Mestre pode exigir testes de Liderança sempre que o superior não estiver agindo “de acordo com as regras” ou ameaçar a segurança ou a honra do subordinado – um resultado exato significa obediência de má vontade, uma falha por um grau significa desobediência, por dois graus ou mais significa rebelião aberta, três graus significa motim.

Em uma organização democrática, um superior sofre uma penalidade de -1 ao lidar com subordinados, se não estiver agindo de acordo com o que os subordinados julgam correto, em uma organização libertária, penalidade de -2 e, na construção dos personagens, seus graus de hierarquia também são tratados como se fossem mais baixos. O Mestre pode exigir testes de Liderança sempre que as decisões do superior puderem ser consideradas “erradas” pelos subordinados – um resultado exato significa obediência de má vontade, uma falha por um grau significa desobediência, por dois graus ou mais significa rebelião aberta, três graus significa que os subordinados começam a se organizar para depô-lo.

Uma hierarqua simbólica é tratada, na construção do personagem, como três graus inferior ao seu grau nominal. Não traz poder de comando real, mas proporciona facilidades de acesso e proporciona Status.




grau de Hierarquia
Título

15
Imperador

14
Rei de um grande país

13
Rei de um pequeno país, Doge de Veneza

12
Príncipe, arquiduque ou grão-duque

11
Duque

10
Marquês

9
Conde

8
Visconde


Vidame (na França)

7
Barão ou Senhor

6
Baronete ou Cavaleiro-mor

5
Cavaleiro ou Patrício

4
Escudeiro ou fidalgo

3
Grande mercador

2
Mercador ou mestre-artesão

1
Artesão de ofício

0
Camponês livre, trabalhador urbano

-1
Servo

-2
Escravo



pfkovalski
pfkovalski
Admin

Mensagens : 20
Data de inscrição : 31/08/2011
Localização : Paranagua

https://tribalwars-madagasca.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos